Skip Navigation
 


Consultar Processos DPVAT
informe o número do sinistro (1) e
a data de nascimento da vítima (2)

1 -

2 -


INSS - Quais os benefícios que você tem direito?

A Previdência Social é um seguro cujo objetivo fundamental é oferecer aos cidadãos uma série de benefícios, de modo a evitar que este se coloque em situações de fragilidade pessoal e social, seja no momento de sua aposentadoria ou ainda em situações em que esteja impossibilitado de exercer suas atividades profissionais.

Para que o trabalhador possa ter direito a essa carteira de benefícios oferecidos pela instituição por meio do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social –, basta contribuir mensalmente com a Previdência Social, sendo que a única diferença existente são as diferentes categorias de contribuição.

Dessa forma, quem trabalha com carteira assinada está automaticamente filiado à Previdência Social. Os autônomos e prestadores de serviços temporários devem se inscrever e pagar como contribuinte individual.

Aqueles que não têm renda própria podem participar do sistema como contribuintes facultativos. Além da aposentadoria por idade, a Previdência social disponibiliza para os contribuintes dez outras modalidades de benefícios. Conheça todas as formas de seguro com que o cidadão pode contar quando se torna segurado do INSS e veja como isso pode ajudar naqueles momentos em que surgem dificuldades inesperadas na sua vida.

Benefícios previdenciários:

1. Aposentadoria por idade
2. Aposentadoria por invalidez
3. Aposentadoria por tempo de contribuição
4. Aposentadoria especial
5. Auxílio-doença
6. Auxílio-doença para empresas convenente
7. Auxílio-acidente
8. Auxílio-reclusão
9. Pensão por morte
10. Salário-maternidade
11. Salário-família.
 
 
« voltar|imprimir